Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Lesões musculoesqueléticas: A lesão laboral que afeta três em cada cinco trabalhadores na Europa

Lesoes musculoesqueleticas

Sabias que as Lesões Musculoesqueléticas (LME) são uma das doenças laborais mais comuns na Europa? Todos os anos afetam milhões de trabalhadores e acarretam despesas de milhares de milhões de euros para cada empresa.

A Nortempo desenvolveu este artigo para a Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2022) para te explicar em que constam estas lesões. para que seja mais fácil identificar e aliviá-las.

Primeiramente, as LME relacionadas com o trabalho, são lesões inflamatórias que afetam os músculos, ossos, ligamentos, articulações, coluna vertebral e outros membros, quer superiores, quer inferiores, do corpo humano.

A maior parte das LME não têm uma causa específica, mas sim um aglomerado de fatores de risco físicos, biomecânicos, organizacionais ou psicossociais como:

– Movimentar/carregar cargas que impliquem movimentos de flexão;
– Esforços físicos diários;
– Postura incorreta e estática (estar de pé ou sentado durante longos períodos);
– Falta de pausas e descansos esporádicos em horários de trabalho prolongados;
– Ritmo de trabalho acelerado;
– Estilo de vida e hábitos alimentares (dieta pouco saudável, ausência de exercício físico, álcool);
– Carência de motivação laboral;

Em relação a sintomas, estas lesões caracterizam-se por:

– Dor localizada, que pode ir de ligeira a aguda dependendo do avanço da inflamação;
– Sensação de formigueiro ou dormência na área inflamada;
– Cansaço, desconforto e perda de força;

Estes sintomas surgem de forma gradual, acabando por se intensificarem no final do dia laboral, sendo aliviados com repouso, contudo, o descanso não equivale a uma forma de tratamento.

Deves aplicar calor e massajar durante 20 minutos a zona afetada e fazeres o teu dia-a-dia normal, evitando esforços que possam desencadear a dor. Caso este incómodo persista e comece a irradiar para outras zonas do corpo originando febre, tosse ou perda de peso, deves consultar um especialista! Em casos mais graves, é necessária uma reabilitação recorrendo a fisioterapia e administração de fármacos.

Por fim, estas lesões podem tornar-se muito perigosas quando não identificadas atempadamente, sendo a prevenção a melhor solução. Esta prevenção passa por cada empresa desenvolver um conjunto de procedimentos, visando adequar as condições de trabalho à segurança de cada trabalhador.

Caso sofras, ou conheces alguém que sofra destas lesões por falta de condições de trabalho adequadas, deverás contatar a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA). Eles irão monitorizar a incidência, as causas e a prevenção de LME, além de apoiarem o intercâmbio de boas práticas laborais.